(ANSA) - A Embaixada da Itália em Brasília celebrará no próximo dia 28 de março o "Dia Internacional do Lixo Zero" com uma série de iniciativas com temática ambiental para mais de 100 estudantes de ensino fundamental de escolas públicas e particulares do Distrito Federal.
Para o evento, foram convidadas autoridades político-institucionais a nível federal e distrital, bem como empresas e entes setoriais. Entre os participantes está Katyna Argueta, Diretora do escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, agência especializada das Nações Unidas que atua com o Ministério do Meio Ambiente brasileiro em uma série de iniciativas ambientais.
A sede diplomática abrirá suas portas, convidando estudantes a conhecerem suas atividades verdes. Desta forma, os alunos vão participar de uma visita guiada na área de compostagem e na horta orgânica e assistirão uma palestra com a realização de atividades lúdicas sobre uma correta gestão dos resíduos sólidos.
Além disso, haverá uma apresentação da peça "O Garizito", realizada pelo grupo de teatro do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal e uma cerimônia de "Recertificação Lixo Zero" da Embaixada da Itália, a primeira e única a obter a certificação Lixo Zero.
Durante a celebração, será anunciado também um acordo com o projeto Responja DF para a reciclagem das esponjas de cozinha. Esta medida se soma aos acordos assinados no ano passado para a reciclagem das bitucas de cigarro e do óleo de cozinha, por meio de tecnologias desenvolvidas pela Universidade de Brasília.
Por fim, o Instituto Reciclando Sons, grande parceiro da embaixada, apresentará para estudantes e convidados um belo concerto de músicas italianas e brasileiras com "temas verdes".
O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, disse estar particularmente satisfeito por poder celebrar esta ocasião que, agora também graças à ONU, estabelece um desafio e um compromisso fundamentais, em que a embaixada, já há alguns anos, se destaca por seu pioneirismo, inovação e objetivos alcançados.
"Temos orgulho de ser uma referência no setor e consideramos importantíssimo divulgar as boas práticas, através dos espaços de educação ambiental ativa que reservamos constantemente aos jovens alunos das escolas da região", afirmou o diplomata.
No ano passado, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 30 de março como o Dia Internacional do Lixo Zero, a ser comemorado anualmente a partir de 2023. As iniciativas de lixo zero buscam promover uma boa gestão de resíduos e minimizar e prevenir o desperdício. Isto contribui para reduzir a poluição, mitigar a crise climática, conservar a biodiversidade, aumentar a segurança alimentar e melhorar a saúde humana.
Serviço:
Local: Embaixada da Itália em Brasília
Endereço: S.E.S. Av. das Nações Quadra 807 Lt. 30
Data: 28 de março
Horário: das 9h às 12h
Programação:
- Das 8h30 às 9h30: palestras e atividades lúdicas com os estudantes das escolas convidadas
- Das 9h30 às 10h: lanche para os estudantes
- Das 10 às 10h30: peça "O Garizito", realizada pelo grupo de teatro do SLU
- Das 10h30 até às 12h:
a) discurso de abertura proferido pelo Embaixador da Itália, Francesco Azzarello;
b) recertificação Lixo Zero da Embaixada da Itália;
c) Certificação Lixo Zero da obra de construção da nova Chancelaria consular;
d) discurso do Subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos da Secretario de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Glauco Amorim;
e) discurso da Diretora do escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Katyna Argueta;
f) concerto com jovens do Instituto Reciclando Sons. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA