(ANSA) - A cidade de São Paulo sediou na terça-feira (21) a edição 2023 do "Eng Tech Day", evento promovido pela empresa Engineering Brasil para a troca de informações sobre tecnologia entre diversos especialistas do mercado.
A iniciativa foi realizada sob o tema "Como as empresas do Brasil estão transformando suas propostas de valor, a customer experience e a eficiência por meio das APIs" e reuniu dezenas de executivos do setor para discutir cases de sucesso de companhias, como TIM, Claro, Sabesp e BBCE.
"O assunto de APIs é enxergado por muitas empresas como um assunto tecnológico. Então, tem muita cultura ainda a se fazer, muita barreira a se quebrar", declarou à ANSA o presidente da Engineering Brasil, Filippo Di Cesare, ressaltando que esta troca de conhecimento é importante porque este tema é abordado "há décadas, mas a maioria das empresas não está atuando".
De acordo com o executivo, as APIs estão como uma prioridade da tecnologia emergente, mas o desafio no mercado brasileiro não é tecnológico, "é mental, de cultura".
"É colocar na cabeça do marketing, das pessoas que pensam nos produtos, que geram oferta [...] e isso leva um pouco mais de tempo. É uma demanda forte do mercado, mas o que precisa é ajudar a mudar a cultura das empresas e das pessoas que gerenciam o produto", ressaltou.
Fazendo uma relação entre o mercado brasileiro e o italiano, o presidente da Engineering Brasil garantiu que não há muita diferença, mas a principal delas diz respeito às pessoas.
"Aqui é feito tudo mais com o coração. O coração é importante, você tem que levar em conta isso, quando gerencia as pessoas e quando lida com pessoas. Enquanto que lá [na Itália] é um pouco mais direto, talvez um pouco mais seco", explicou ele.
No entanto, o italiano lembrou que, no mundo do negócio corporativo, o Brasil é muito mais antenado por várias questões, incluindo o fato de ter uma população mais jovem e pessoas que adotam aplicações novas.
A Engineering Brasil faz parte do Grupo Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital, presente na América Latina, Europa, incluindo Itália, e América do Norte. No Brasil, atua há mais de 15 anos e conta com mais de mil funcionários.
TIM
Em um dos painéis, o sênior digital manager da TIM Brasil, Douglas Gouveia, abordou como a empresa tem criado serviços de valores agregados para os clientes e as APIs têm contribuído para o "time to market" da companhia.
Segundo ele, entre as razões pelas quais a governança de APIs é importante estão a padronização, a colaboração, a segurança, a reutilização e o gerenciamento do ciclo de vida.
"Sem a tecnologia fica muito difícil. Esses pilares são os importantes para a gente agir dentro da governança de APIs", reforçou Gouveia em sua apresentação.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA