(ANSA) - A Itália inaugurou nesta quinta-feira (27) o primeiro hub "Made in Italy" em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), com o objetivo do local ser uma "ponte" para as empresas do país que querem se expandir para o Oriente Médio, o norte da África e no sudeste asiático.
O local é gerido pela organização Italiacamp, nascida em 2010, com o objetivo de criar valor para o país e que teve sua missão evoluindo no tempo para promover a internacionalização das empresas italianas em mercados em expansão.
No evento de inauguração participaram, de maneira virtual, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, e o ministro para as Empresas e o Made in Italy, Adolfo Urso. Do lado dos Emirados, estava o diretor do Departamento de Economia e membro do Conselho Executivo de Dubai, Helal Saeed Al Marri.
Também estiveram presentes o embaixador italiano nos EAU, Lorenzo Fanara, a vice-presidente da Confindustria com a delegação de Internacionalização, Barbara Beltrame Giacomello, e o diretor geral da Luiss, Giovanni Lo Storto.
A troca comercial entre Itália e o país está em constante crescimento. Em 2022, as exportações da Itália aumentaram 25,2% e os italianos são os principais parceiros comerciais dos Emirados entre os países da União Europeia. Já a nação do Oriente Médio é o primeiro fornecedor e o primeiro mercado de saída da região e do Norte da África (Mena).
O Italiacamp Dubai Hub for Made in Italy tem dois mil metros quadrados dentro do Dubai World Trade Center e oferece serviços de desenvolvimento comercial. Além disso, apresenta uma vitrine não apenas para as empresas, mas também para universidades e instituições de formação que querem avançar para a área do Golfo.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA