(ANSA) - A empresa Camfin, dona de 14,10% das ações da Pirelli, indicará Marco Tronchetti Provera e Andrea Casaluci para os cargos de vice-presidente-executivo e CEO da fabricante de pneus, respectivamente.
Inicialmente, o sucessor de Tronchetti Provera, atual CEO da Pirelli, seria Giorgio Bruno, mas o executivo "manifestou o desejo de concluir seu mandato de componente do conselho de administração para dedicar-se às suas próprias atividades empresariais", segundo a companhia italiana.
Controlador da Camfin, Tronchetti Provera é CEO da Pirelli desde 1992 e vice-presidente-executivo desde 2015, mas vem preparando sua sucessão em um plano elaborado com a Sinochem, principal acionista do grupo, com 37,01% de participação.
No fim da semana passada, o governo italiano ativou o chamado "golden power" para limitar a influência da Sinochem dentro da Pirelli. A decisão foi motivada por um pacto societário que previa que os chineses passassem a indicar o CEO da fabricante de pneus, hoje uma prerrogativa da Camfin.
O governo usou como argumento os sensores cibernéticos instalados nos pneus para coletar dados dos veículos, das ruas e de geolocalização, tecnologia considerada estratégica e sensível por Roma.
A ativação do "golden power" esvaziou o pacto societário entre Camfin e Sinochem, determinando que o CEO seja sempre indicado pela parte italiana. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA