(ANSA) - A Pirelli e o fundo soberano da Arábia Saudita anunciaram a constituição de uma joint venture para a construção de uma fábrica de pneus no país árabe.
O Fundo de Investimento Público (PIF) terá 75% da joint venture, enquanto a empresa italiana ficará com os restantes 25% e será parceira estratégica e tecnológica no desenvolvimento do projeto, segundo uma nota oficial.
Com investimentos de US$ 550 milhões (R$ 2,7 bilhões), a fábrica terá capacidade de produzir 3,5 milhões de pneus por ano, tanto para a Pirelli quanto para uma nova marca local focada no mercado saudita e regional. O início da produção é previsto para 2026.
"Poder contar com uma produção local na Arábia Saudita, um dos mercados mais promissores, representa uma grande oportunidade para a Pirelli", disse o vice-presidente executivo da companhia italiana, Marco Tronchetti Provera.
"Essa colaboração é mais um marco fundamental em nosso percurso de diversificar a economia, melhorar a sustentabilidade e localizar as capacidades produtivas na Arábia Saudita", reforçou Yazeed al-Humied, chefe de investimentos no Oriente Médio e Norte da África do fundo soberano. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA