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Agência italiana vê espaço para aumentar comércio com Brasil

Agência italiana vê espaço para aumentar comércio com Brasil

'Podemos fazer mais', disse Lorenzo Galanti, diretor da ICE

SÃO PAULO, 09 de outubro de 2024, 16:56

Redação ANSA

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Lorenzo Galanti afirmou que o Brasil é um mercado importante na América Latina © ANSA/Divulgação

Lorenzo Galanti afirmou que o Brasil é um mercado importante na América Latina © ANSA/Divulgação

O diretor-geral da Italian Trade Agency (ICE-ITA), Lorenzo Galanti, afirmou nesta quarta-feira (9) que o Brasil é um mercado importante na América Latina, mas destacou que é possível "fazer mais" para ampliar o comércio bilateral com a Itália, que totalizou 10 bilhões de euros (R$ 61 bilhões) em 2023.
    "É uma cifra notável, mas não à altura de dois países como Brasil e Itália, que, em termos de PIB nominal, têm grandezas semelhantes. Podemos fazer mais", declarou o executivo durante o Fórum Itália-Brasil, organizado pelo ICE e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e que teve a presença dos ministros das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, e da Casa Civil brasileiro, Rui Costa.
    "Mas já vemos sinais de retomada nos primeiros sete meses de 2024, quando as exportações italianas ao Brasil cresceram 10,1% ", disse Galanti.
    O resultado foi puxado sobretudo pelo setor de maquinários, mas também por produtos agroalimentares. "Também somos muito ativos nos vinhos, com crescente satisfação", salientou. Por outro lado, as exportações brasileiras para a Itália se mantiveram "relativamente estáveis" no período.
    "O ICE quer reforçar as ações de apoio às pequenas e médias empresas italianas neste mercado porque enxergamos grandes oportunidades, que podem aumentar na perspectiva de um acordo entre União Europeia e Mercosul", declarou o diretor da Italian Trade Agency.
    Esse esforço, segundo ele, engloba toda a América Latina, que importa 20 bilhões de euros (R$ 122 bilhões) em produtos italianos por ano, cifra "que também não está à altura do potencial".
   

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