(ANSA) - A empresa italiana de energia Enel anunciou um acordo de cooperação com a companhia Newcleo para explorar oportunidades ligadas a projetos de reatores nucleares de quarta geração.
Essa tecnologia busca fornecer uma fonte de energia segura e estável, reduzindo significativamente o volume de lixo radioativo produzido pelos processos de fissão nuclear.
A ideia é utilizar esses rejeitos como combustível nos reatores, e a primeira unidade do tipo deve ser inaugurada na França até 2030.
Pelo acordo, a Enel vai disponibilizar pessoal qualificado para atuar no projeto, enquanto a Newcleo dá à gigante de energia a opção de ser o primeiro investidor no primeiro reator que será realizado fora da Itália.
O cronograma prevê a construção de um minirreator veloz resfriado com chumbo (mini-LFR) até 2030, de 30 MWe (megawatt elétrico).
Paralelamente, a Newcleo investirá em uma fábrica para produção de combustível nuclear à base de óxido misto de urânio e plutônio, obtido a partir de descartes nucleares existentes, para alimentar seus reatores.
O plano é abrir um reator de 200 MWe no Reino Unido no início da próxima década. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA