Com quatro equipes restantes, dois clássicos vão decidir os finalistas da Copa da Itália. A atual campeã Juventus pegará a Fiorentina, já a Internazionale jogará diante do arquirrival Milan.
A Velha Senhora não teve vida fácil e avançou para a semifinal ao bater o Sassuolo por 2 a 1. Após Paulo Dybala ter aberto o placar e Hamed Traoré empatar, a Juve conseguiu eliminar o rival da Emilia-Romagna no finalzinho da etapa final, graças ao gol contra do brasileiro Ruan Tressoldi.
Na próxima fase, que conta com jogos de ida e volta, a Juventus enfrentará a Fiorentina, que eliminou a Atalanta em uma partida emocionante em Bergamo. Krzysztof Piatek inaugurou o marcador para a Viola, mas viu a Dea virar com Davide Zappacosta e Jérémie Boga.
Os comandados de Vincenzo Italiano superaram as adversidades e reverteram o placar. O polonês Piatek conduziu a Fiorentina ao empatar novamente o duelo e celebrou a virada da equipe de Florença no tento anotado por Nikola Milenkovic nos acréscimos da etapa final.
O clássico entre Juve e Fiorentina não nasceu pela proximidade geográfica, diferenças políticas ou competitividade dentro dos gramados, mas sim pela sensação de amargura da torcida da Viola ao ver vários importantes jogadores do clube trocarem Florença por Turim. O caso mais recente foi a ida de Dusan Vlahovic para a Juve, tanto que o sérvio reencontrará seu ex-time pela primeira vez.
O Derby della Madonnina será o grande protagonista da próxima fase da Copa da Itália, mas apenas um dos clubes da capital da Lombardia jogará a final do torneio. Nos dois clássicos já disputados na atual temporada, o Milan ganhou da Inter em um, que foi na primeira semana de fevereiro, e empatou o outro.
Os milanistas passaram sem maiores dificuldades pela Lazio, já que derrotou a rival da capital italiana com um sonoro 4 a 0. Em boa fase, o francês Olivier Giroud foi o principal protagonista ao balançar as redes duas vezes, já Rafael Leão e Franck Kessié completaram o resultado.
A Internazionale, por sua vez, se classificou com uma vitória por 2 a 0 em cima da Roma e terá a oportunidade de se vingar do arquirrival pela derrota que sofreu no Campeonato Italiano.
Os jogos de ida das semifinais da Copa da Itália serão disputados no dia 1º de março, enquanto os decisivos confrontos da volta acontecerão em 19 de abril.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA