A guerra na Ucrânia vem causando consequências negativas para o esporte russo, já que as federações e atletas locais de várias modalidades estão recebendo uma série de sanções de entidades internacionais.
No geral, a Rússia foi proibida de disputar diversos eventos esportivos internacionais, como as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Além disso, os atletas do país que receberam permissão para participar de campeonatos precisarão competir sob bandeira neutra.
A Federação Internacional de Esqui (FIS), uma modalidade em que a Rússia é muito forte, decidiu excluir os atletas do país de todas as suas competições. A punição está prevista para valer até o final da temporada 2021/22.
No vôlei, outra disciplina em que os russos possuem fortes times, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) comunicou que as equipes e seleções do país foram excluídas de torneios continentais. Além disso, a nação europeia não poderá organizar nenhum evento.
A Rússia também foi duramente impactada no rugby. Em uma sanção semelhante ao da FIVB, os clubes do país e a seleção russa não possuem mais a permissão de disputarem eventos internacionais, já a federação local ficou de fora da World Rugby.
Além da proibição de jogar as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, a Rússia perdeu seu patrocínio com a Adidas, uma das maiores empresas de material esportivo do mundo.
O conflito na Ucrânia também trouxe impactos negativos para a Rússia em outros esportes, como ciclismo, atletismo, esgrima, tênis, natação e Fórmula 1, que retirou o Grande Prêmio de Sóchi do calendário da temporada de 2022.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA