Morreu neste domingo (6), aos 76 anos de idade, o ex-zagueiro italiano Pino Wilson, capitão da Lazio na conquista de seu primeiro Scudetto, na temporada de 1973/74.
"A S.S. Lazio, seu presidente, o treinador, os jogadores e todos os funcionários expressam profundo luto pela morte do capitão do primeiro Scudetto, Pino Wilson, e se unem à dor da família", diz uma mensagem publicada pelo clube biancoceleste.
De acordo com o dono da Lazio, Claudio Lotito, Wilson foi uma "lenda" e um "grande líder" da equipe campeã italiana em 1974.
"Sólido, determinado e elegante, conquistou imediatamente o coração da torcida laziale", acrescentou.
Insieme, siamo diventati Campioni.
— S.S.Lazio (@OfficialSSLazio) March 6, 2022
Ciao Pino, nostro Capitano, la storia che ci lega è eterna pic.twitter.com/b4sJrCtjjq
Nascido em Darlington, no Reino Unido, em 27 de outubro de 1945, Wilson se mudou para Nápoles, cidade de sua mãe, ainda criança. Seu primeiro clube foi o Internapoli, onde conheceu o atacante Giorgio Chinaglia, com quem se transferiria para a Lazio em 1969.
Após uma breve passagem pelo New York Cosmos em 1978, retornou para a Lazio e permaneceu no clube até 1980. Pino Wilson disputou mais de 300 partidas com a camisa biancoceleste e marcou seis gols.
Em 1980, foi banido do futebol por três anos devido a seu envolvimento em um escândalo de apostas esportivas e manipulação de resultados, mas acabou beneficiado por uma anistia após o tricampeonato mundial da Itália na Copa de 1982.
Em 1983, ainda disputou uma temporada derradeira pelo Inter Montréal, do Canadá. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA