Em um dia decisivo nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, sete seleções garantiram sua vaga na competição na última terça-feira (29).
No continente europeu, as equipes da Polônia e de Portugal derrotaram Suécia e Macedônia do Norte, respectivamente, e se classificaram para o Mundial. Os times liderados por Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, e Cristiano Ronaldo, do Manchester United, venceram pelo placar de dois gols a zero.
Terceira colocada nas edições de 1974 e 1982, a Polônia competirá pela segunda vez consecutiva em uma Copa do Mundo, depois de ser eliminada na fase de grupos em 2018, na Rússia. Os portugueses, no entanto, estarão no sexto Mundial seguido e querem ir muito além das oitavas de final.
Nas eliminatórias africanas, que são consideradas uma das mais difíceis do mundo, cinco nações estão garantidas na próxima edição da Copa: Camarões, Marrocos, Tunísia, Senegal e Gana.
Os camaroneses sofreram, mas venceram a Argélia por 2 a 1 na prorrogação e voltarão a jogar um Mundial. Já os marroquinos não tiveram dificuldades e golearam a República Democrática do Congo pelo placar de quatro gols a um.
Após vencer a partida de ida por 1 a 0, a seleção da Tunísia empatou sem gols com Mali em casa e tirou a chance do rival de disputar sua primeira Copa do Mundo. Já em um duelo emocionante, Senegal derrotou o Egito nos pênaltis e garantiu vaga no torneio do Catar.
Uma das maiores surpresas das Eliminatórias africanas foi a classificação de Gana em cima da Nigéria. O empate em 1 a 1 eliminou os nigerianos e colocou os comandados de Otto Addo novamente em uma Copa do Mundo depois da ausência na edição de 2018.
Os torcedores nigerianos não aceitaram a eliminação e centenas de pessoas invadiram o gramado do estádio em Abuja. O local que recebeu a partida foi bastante danificado e a polícia precisou usar gás lacrimogêneo para restaurar a ordem As seleções dos Estados Unidos, do México e da Costa Rica lutarão hoje (30) pelas duas vagas diretas ao torneio disponíveis nas Eliminatórias da Concacaf. O quarto colocado da competição disputará a repescagem contra Nova Zelândia ou Ilhas Salomão.
No outro playoff para a Copa do Mundo, a seleção peruana superou a concorrência de Chile e Colômbia na América do Sul. O time treinado pelo argentino Ricardo Gareca enfrentará Austrália ou Emirados Árabes Unidos na repescagem.
Voltando para a Europa, País de Gales enfrentará na final das Eliminatórias da Uefa o vencedor de Escócia e Ucrânia. O duelo precisou ser adiado em virtude da guerra em território ucraniano.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA