O holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu neste domingo (24) o Grande Prêmio da França de Fórmula 1, em Paul Ricard, e disparou na liderança do campeonato.
Os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton, em segundo, e George Russell, em terceiro, completaram o pódio. Esse é o melhor resultado do heptacampeão mundial nesta temporada até o momento.
Verstappen havia largado em segundo e permanecido nessa posição na parte inicial da prova, mas, na 18ª volta, o líder Charles Leclerc rodou em uma curva e bateu sua Ferrari na barreira de pneus, abandonando a corrida.
"Não posso cometer esses erros, é inaceitável. Se no fim do ano perdermos o campeonato por 32 pontos, terá sido culpa minha, mas vamos ver no fim do ano", disse o monegasco à emissora italiana Sky, referindo-se também à rodada que o derrubou do terceiro para o sexto lugar no GP da Emilia-Romagna, em abril.
A outra Ferrari, de Carlos Sainz, terminou em quinto, logo atrás da Red Bull de Sergio Pérez. Fernando Alonso (Alpine), em sexto, Lando Norris (McLaren), em sétimo, Esteban Ocon (Alpine), em oitavo, Daniel Ricciardo (McLaren), em nono, e Lance Stroll (Aston Martin), em décimo, completaram a zona de pontos.
Com a vitória, Verstappen chegou a 233 pontos na liderança do campeonato e aumentou sua vantagem sobre Leclerc de 38 para 63. Pérez é o terceiro colocado, com 163, à frente de Sainz (144), Russell (143) e Hamilton (127).
A F1 volta a correr já no próximo fim de semana, no Grande Prêmio da Hungria. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA