Pela primeira vez em mais de 40 anos, o governo do Irã autorizou a entrada de mulheres em um estádio de futebol para assistir a uma partida profissional do campeonato local.
Cerca de 500 mulheres puderam entrar no estádio Azadi, em Teerã, que recebeu o duelo entre Esteghlal, popular time da capital iraniana, e Sanat Mes Kerman, informou na última quinta-feira (25) a agência de notícias "Fars".
Um comunicado da Federação Iraniana de Futebol confirmou que as torcedoras acessaram o local através de uma entrada especial e ficaram em um setor diferente dos homens.
"Estamos felizes por vocês estarem presentes no estádio Azadi", escreveu a conta oficial do Esteghlal em um breve tweet.
Em janeiro, as mulheres iranianas receberam autorização para assistir a uma partida de futebol da seleção masculina do país em um estádio de Teerã, coisa que não acontecia desde 2019, após décadas de proibição.
O jogo realizado ontem (25) aconteceu depois que a Fifa e a Confederação Asiática de Futebol (AFC) pediram às autoridades iranianas que permitissem mulheres nos jogos do campeonato local em uma carta conjunta no início de agosto.
As iranianas foram barradas dos estádios de futebol do país asiático logo depois da revolução islâmica em 1979.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA