Em uma final recheada de emoções em Katowice, na Polônia, a Itália derrotou os donos da casa por 3 sets a 1 e voltou a ganhar o Mundial de Vôlei depois de 24 anos.
A jovem equipe da seleção italiana, que é treinada pelo ex-jogador Ferdinando De Giorgi, perdeu o primeiro set da decisão por 22 a 25. No entanto, o time mostrou grande poder de reação ao vencer os outros três sets por 25 a 21, 25 a 18 e 25 a 20.
A Azzurra, atual tetracampeã do mundo, não faturava o título da competição desde 1998, quando superou a Iugoslávia na decisão.
?????????????????? ?????? ??????????, ???????????????? ?????? ??????????, ???????????????? ?????? ??????????
— Federvolley.it (@Federvolley) September 11, 2022
TUTTO VERO, L'ITALIA E' CAMPIONE! #ItaliaPolonia ???????? 3-1
??La gallery: https://t.co/y4J9qso7PG @volleyballworld #LaNazionale #MWC2022 pic.twitter.com/ogX3Xq9stU
Nos anos 1990, a Itália era uma referência do vôlei mundial, mas precisou passar por um processo de reformulação nos últimos tempos em função de um grande declínio em sua performance.
Além dos quatro títulos mundiais, a seleção italiana masculina de vôlei ganhou sete vezes o Campeonato Europeu da modalidade e foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos em três ocasiões.
A delegação da Itália será recebida nesta segunda-feira (12) pelo primeiro-ministro do país, Mario Draghi, no Palazzo Chigi, após o encontro com o presidente, Sergio Mattarella, no Quirinale.
Em número de títulos, a Itália fica atrás somente da extinta União Soviética, que tem seis conquistas. Brasil (3), Polônia (3), Tchecoslováquia (2), Estados Unidos (1) e Alemanha Oriental (1) também já venceram o Mundial.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA