No dia 4 de dezembro de 1942, a Câmara Municipal de Maranello concedeu a Enzo Ferrari a autorização para construir uma nova fábrica na cidade. O feito completa 80 anos neste domingo (4) e celebra o nascimento da famosa sede da escuderia italiana no norte do país.
"Naquele momento, para todos os efeitos, nasceu a ligação entre a empresa automobilística e a cidade, uma relação muito estreita que se consolidou ao longo das décadas", diz nota da prefeitura.
O documento que certifica a concessão, protocolo número 4881, é guardado no Arquivo Municipal: uma folha datilografada assinada pelo então "Podestà" (prefeito) Giuseppe Ferrari Amorotti que concedeu "à construtora Auto Avio - Scuderia Ferrari - Modena a autorização para construir um galpão na propriedade na Via Abetone Inferiore, Fondo Cavani".
Com isso, Amorotti atendeu o pedido feito por Enzo Ferrari "para poder iniciar imediatamente os trabalhos necessários" para a construção de sua sede.
"Em Maranello, Enzo Ferrari não encontrou apenas o terreno e as autorizações necessárias: em nossa cidade encontrou sobretudo os homens, os colaboradores, a inteligência capaz de ajudá-lo a dar forma ao seu sonho", concluiu o texto do município.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA