(ANSA) - Com um misto de sentimentos e diferentes objetivos, os times italianos entrarão em campo nesta semana pela última rodada da fase de grupos das três principais competições de clubes da Europa.
A Inter de Milão, atual líder da Série A da Itália, já está garantida na próxima fase da Liga dos Campeões e pegará a Real Sociedad sonhando em fechar o grupo D na primeira colocação, principalmente para evitar um confronto mais complicado nas oitavas de final.
O encontro, que será amanhã (12), acontecerá no San Siro, em Milão. Espanhóis e italianos estão empatados com 11 pontos.
Assim como a compatriota nerazzurra, a Lazio pegará o Atlético de Madrid, na capital da nação ibérica, desejando a liderança da chave E. Os Colchoneros possuem um ponto a mais em relação aos biancocelesti.
A missão dos comandados de Maurizio Sarri será um pouco mais complicada, pois jogarão diante do Atleti no Metropolitano, na capital espanhola.
Um pouco mais tenso em comparação com os rivais, o Napoli entrará em campo diante do Braga, no estádio Diego Armando Maradona, querendo garantir a segunda colocação do grupo C.
Para ficar na vice-liderança da chave, já que não será possível alcançar o Real Madrid, o atual campeão italiano não poderá perder por dois ou mais gols de diferença para prosseguir na Champions League.
Entre os italianos no principal torneio de clubes do continente, o Milan é o mais desesperado, pois está na última posição, mas ainda com chances de se garantir nas oitavas de final ou na Liga Europa. No entanto, os rossoneri terão o Newcastle pela frente.
O heptacampeão da Champions League, lanterninha de sua chave, precisará vencer para se garantir na Europa League, mas deverá torcer pela derrota ou empate do Paris Saint-Germain diante do Borussia Dortmund para ficar em segundo lugar no grupo F.
Europa League
Na liderança da chave D, a Atalanta já está garantida na próxima fase no torneio, tanto que visitará o Raków, da Polônia, de forma bem tranquila.
Apesar de ter três pontos a menos, o Sporting de Portugal não evitará os playoffs mesmo se vencer o Sturm Graz, da Áustria, e a Dea ser derrotada em terras polonesas, pois o empate dos lusitanos frente aos bergamascos tirou as chances da equipe alviverde de conseguir algo melhor do que a vice-liderança.
A Roma, por sua vez, precisará superar em casa o Sheriff Tiraspol, da Moldávia, e torcer por uma derrota do Slavia Praga diante do Servette para pegar a liderança da chave G e evitar os playoffs.
Conference League
Única italiana na Liga Conferência, a Fiorentina só pensa em vencer ou empatar com o Ferencváros, da Hungria, para ficar na liderança do grupo F.
Caso contrário, os húngaros passarão de fase de maneira direta e empurrarão a Viola para os playoffs do torneio da Uefa.
Jogos dos italianos
Napoli vs Braga - 12/12, 17h
Inter vs Real Sociedad - 12/12, 17h
Atlético de Madrid vs Lazio - 13/12, 17h
Newcastle vs Milan - 13/12, 17h
Ferencváros vs Fiorentina - 14/12, 14h45
Roma vs Sheriff - 14/12, 14h45
Raków vs Atalanta - 14/12, 17h
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA