Spalletti é eleito melhor técnico da Série A de 2022/23

Comandante da Azzurra foi campeão italiano com o Napoli

Em sua gloriosa temporada na Campânia, Spalletti teve 71% de aproveitamento (foto: ANSA)
Em sua gloriosa temporada na Campânia, Spalletti teve 71% de aproveitamento (foto: ANSA)

(ANSA) - Luciano Spalletti, atual comandante da Azzurra e campeão italiano pelo Napoli, foi eleito o melhor treinador da temporada de 2022/23 da Série A.

Entre todos os 61 técnicos que participaram da votação da chamada "Panchina d'oro", 42 deles escolheram Spalletti. O pódio foi completado por Simone Inzaghi, da Internazionale, e Stefano Pioli, do Milan.

"Agradeço a todos, em primeiro lugar aos meus jogadores do Napoli, meus colaboradores, o diretor Giuntoli e toda a cidade de Nápoles que contribuiu enormemente para a conquista deste prêmio", disse o comandante no palco da cerimônia em Coverciano.

Em sua gloriosa temporada na Campânia, Spalletti teve 71% de aproveitamento ao longo da época, tendo conquistado 35 vitórias nas 49 partidas que treinou o Napoli em 2022/23.

Spalletti ganhou o Banco de Ouro pela segunda vez na carreira. A primeira foi na temporada 2004/05, quando o treinador levou a Udinese a um surpreendente quarto lugar na Série A.

O ex-lateral Fabio Grosso, campeão mundial em 2006 pela Itália, foi eleito o melhor técnico da edição passada da Série B em virtude de seu trabalho no Frosinone, enquanto Vincenzo Vivarini recebeu a premiação da Série C pela ótima temporada do Catanzaro.

Alessandro Spugna, da Roma, foi homenageado com a "Panchina d'oro" da Série A feminina, enquanto Alberto Bollini, técnico da seleção sub-20 da Itália, também foi premiado pela conquista da Eurocopa sub-19. (ANSA).