O primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, anunciou que não participará da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, na França, em razão de uma polêmica envolvendo uma ginasta do país.
A decisão do chefe de governo romeno aconteceu após Ana Barbosu perder a medalha de bronze na final do solo pela revisão da nota da americana Jordan Chiles. A europeia já estava celebrando o pódio e ficou completamente arrasada quando caiu para a quarta posição.
A ginasta conquistou 13.700 pontos em sua apresentação, mas a oponente ficou com 13.766 com a análise, e subiu ao pódio com Rebeca Andrade (ouro) e Simone Biles (prata).
"Retirar uma medalha obtida com grande sacrifício, com base em uma contestação que nem os treinadores e técnicos compreendem, é inaceitável. Foi um escândalo, onde nossos atletas foram tratados de forma muito desonrosa", lamentou Ciolacu.
A Federação Romena de Ginástica, chefiada por Carmencita Constantin, anunciou hoje (6) que deverá acionar o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) sobre o episódio.
Após perder a medalha, Barbosu recebeu apoio dos torcedores brasileiros nas redes sociais, que compartilharam milhares de mensagens de incentivo em português para a ginasta romena.
"Roubaram seu bronze, mas você ganhou os brasileiros", "Os brasileiros estão contigo, você merecia o bronze", "Você merece um pódio e é maravilhosa" e "Você ganhou o bronze no coração da gente" estão entre os comentários nas redes sociais da romena.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA