Os nadadores Francesco Bocciardo e Carlotta Gilli conquistaram nesta quinta-feira (29) as duas primeiras medalhas de ouro da Itália nos Jogos Paralímpicos de Paris, na França.
Na final da prova feminina dos 100 metros borboleta S13, a piemontesa, de 23 anos, superou a americana Grace Nuhfer e a usbeque Muslima Odilova para se tornar bicampeã paralímpica.
A italiana, que também havia liderado a segunda bateria da prova, subiu no lugar mais alto do pódio após concluir a etapa em 1m03s27. Essa foi a sexta medalha paralímpica de Gilli em sua carreira.
Bocciardo, por sua vez, venceu na prova masculina dos 200 metros livre S5. Na oportunidade, o russo Kirill Pulver e o ucraniano Oleksandr Komarov completaram o pódio da decisão.
A natação foi muito lucrativa para a delegação Azzurra no primeiro dia de competições na capital francesa, pois o país conquistou outros quatro bronzes (Francesco Bettella, Angela Procida, Monica Boggioni e Vittoria Bianco) e duas pratas (Simone Barlaam e Efrem Morelli) na disciplina.
Fora das águas, a Itália também ganhou uma medalha de bronze no ciclismo. Na prova individual B de perseguição dos quatro mil metros, Lorenzo Bernard foi o responsável pelo primeiro pódio da nação nas Paralimpíadas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA