"Não escolhemos irmãos nem mães, mas escolhemos companheiros. De todos os presidentes que conheci e com quem convivi por muitos anos, Pepe Mujica é a pessoa mais extraordinária", declarou o petista.
Durante o encontro, Lula entregou ao veterano líder uruguaio a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira destinada a um cidadão estrangeiro.
Após a reunião com Mujica, Lula encontrou-se com seu homólogo boliviano, Luis Arce. Os dois líderes analisaram a agenda bilateral e discutiram a 65ª Cúpula do Mercosul, que ocorre nesta sexta-feira.
Há grande expectativa de que o acordo entre o grupo sul-americano e a União Europeia, negociado há 25 anos, seja finalmente assinado hoje.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reuniu-se ontem, em Montevidéu, com o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, atual líder temporário do Mercosul. Segundo o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Omar Paganini, todos os países do bloco estão a favor do texto, e o acordo pode ser firmado nesta sexta.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA