(ANSA) - O artesão italiano Damiano Presta lançou uma nova linha de gravatas em homenagem ao ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, falecido em junho.
O alfaiate manteve relações com Berlusconi de 2012 até sua morte, pois o ex-premiê usou as gravatas de Presta e presenteou alguns populares amigos com o acessório, como Vladimir Putin, George Bush e Barack Obama.
O político conservador chegou a encomendar inúmeras gravatas e lenços para mulheres, principalmente para dar de presente.
"Há algum tempo pedi autorização para vender gravatas com o seu nome e ele me disse: 'Eu autorizo, mas precisará se chamar Gravatas de Berlusconi'. Então comecei a trabalhar neste projeto e criei peças muito particulares, cheias de detalhes e inspiradas em seus designs favoritos", explicou Presta.
A coleção dedicada ao ex-chefe de governo italiano é composta por 36 peças, três para cada ano da amizade entre Berlusconi e o artesão.
As gravatas da coleção, que são limitadas, estão sendo comercializadas por 220 euros (cerca de R$ 1,1 mil).
O empresário morreu em junho aos 86 anos em virtude de uma leucemia crônica, depois de dominar e polarizar a vida pública italiana durante décadas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA