Ao som do clássico "Sarà perché ti amo", de Ricchi e Poveri, o ator neozelandês Russell Crowe encerrou na noite da última quinta-feira (11) seu show na Piazza del Popolo, em Ascoli Piceno, com a banda "The Gentlemen Barbers".
Com duração de 1h40, o concerto gratuito ficou marcado pela felicidade do público ao ouvir o astro de "Gladiador" gritando "Sou de Ascoli", em alusão a seu tataravô que, com base em suas pesquisas, deixou a região de Marcas em 1850.
O repertório apresentado por Crowe e pela banda que o acompanhou passou por blues e rock, com referências a Jonnhy Cash e Leonard Cohen, até mergulhar nos anos 1980, com "Only you", de Yazoo.
Uma das interpretações mais envolventes foi a da versão de "Romeo and Juliet", de Dire Straits, que o astro apresentou na Piazza del Popolo antes de encerrar com a música de Ricchi e Poveri.
Após o show, o prefeito de Ascoli Piceno, Marco Fioravanti, afirmou ter concedido a cidadania honorária a Crowe e disse esperar que a presença dele na região não permaneça isolada.
"Eu disse a todos que, desde ontem à noite, ele é de Ascoli e estamos tão convencidos disso que lhe atribuímos a cidadania honorária e estamos confiantes nas futuras colaborações", afirmou.
Segundo Fioravanti, foi "uma noite emocionante com a praça lotada não só pela presença dos moradores de Ascoli, mas também de turistas que vieram do litoral, justamente para assistir ao concerto de Russell Crowe".
Crowe, de 59 anos, nasceu na Nova Zelândia e cresceu na Austrália. Ele passou a buscar a origem de suas raízes italianas e conseguiu rastrear os passos do ancestral materno.
A estrela do filme "Gladiador" descobriu que seu tataravô, Luigi Ghezzi, nasceu na cidade da região das Marcas em 1829 e emigrou anos mais tarde para a Nova Zelândia.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA