O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, fez um pronunciamento na noite deste domingo (2) em que agradeceu a todos que trabalharam "na festa da democracia", ressaltou a paz do dia das eleições - além de citar a segurança das urnas eletrônicas.
"Chegamos ao fim desse dia com a certeza que a justiça eleitoral cumpriu a sua missão na organização e na transparências nas eleições. A sociedade brasileira mostrou sua grande responsabilidade democrática. Agradeço a todos que participaram, de uma forma ou de outra, da festa da democracia", disse aos presentes.
Em uma clara indireta às falas do presidente Jair Bolsonaro, que disputará o segundo turno contra o ex-mandatário Luiz Inácio Lula da Silva, o chefe do TSE ressaltou a segurança e a clareza no uso das urnas eletrônicas.
"Mantemos transparente o que sempre foi transparente. Mostramos que é seguro o que sempre foi seguro", pontuou.
Após esses comentários, Moraes destacou números das eleições no primeiro turno, que teve uma abstenção de cerca de 20,8% e foi menor do que em 2018, e comemorou que "entre aqueles que foram votar, tivemos o menor número histórico desde 2014 de votos brancos ou nulos".
O líder do TSE ainda ressaltou que o Brasil é a "única grande democracia do mundo" a apurar e divulgar todos os votos ainda no mesmo dia da votação.
"Há dois grandes vencedores do dia de hoje: o primeiro é a sociedade brasileira. E o segundo é a justiça eleitoral, que mostrou competência, agilidade, seriedade e total transparência na divulgação dos votos", finalizou.
Ao lado de Moraes, estava o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e a vice-presidente do TSE, ministra Rosa Weber, além de uma série de autoridades federais. Também participaram do evento observadores internacionais que vieram ao país para acompanhar o dia de votação.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA