(ANSA) - O subsecretário do Ministério da Defesa da Itália, Matteo Perego di Cremnago, destacou nesta terça-feira (11) a relevância cada vez maior do Brasil nos quadros geopolíticos mundiais.
"A América do Sul, com a Ásia e a África, é muito importante para o nosso governo, sobretudo porque é liderado pelo Brasil, que é um país cada vez mais importante nos quadros geopolíticos, não só como parceiro e 'player' comercial, mas também porque é um país influente na dinâmica internacional", declarou ele durante a LAAD Defence & Security 2023, no Rio de Janeiro.
Durante sua passagem pela maior feira de defesa e segurança da América Latina, o político visitou os pavilhões das empresas italianas, engajando-se em um turbilhão de encontros políticos com delegações internacionais, para fortalecer a promoção do sistema país.
"Por determinação do ministro [Guido] Crosetto, estou no Brasil para participar da Feira de Defesa e Segurança (LAAD) e me reunir bilateralmente com os ministros do Uruguai, da Argentina, do Peru e do Brasil, para fortalecer, de um lado, a colaboração e a cooperação entre nossos países e, por outro, intensificar as relações industriais", explicou o subsecretário.
No Brasil existe um "enorme potencial" no setor de segurança e defesa, explicou o italiano, lembrando entre outras coisas a vitória do consórcio Iveco-Leonardo com o Centauro 2, para o Exército.
Segundo Perego, há muitas oportunidades de colaboração no país, tanto para Leonardo quanto para Fincantieri, mas também para empresas italianas em geral, da Ferrero à Enel.
"O país é um player mundial, está em crescimento, cruza relações com os EUA e o Oriente e deve ser parceiro da Itália", acrescentou o subsecretário, que, destacando uma importante presença italiana, afirma: "é a nossa casa natural".
Para Perego, "também há possibilidades com Argentina, Peru e Uruguai". "Estamos sentados em um continente que sempre esteve ligado à Itália. Do ponto de vista político, era necessário um maior esforço para intensificar as relações bilaterais, comerciais e políticas e este é o motivo da minha presença aqui", ressaltou.
Além disso, o subsecretário de Defesa disse que é preciso "valorizar os muitos italianos que, com espírito empreendedor e grande habilidade e genialidade, vieram ao continente" sul-americano "e o animaram".
"É certo que nosso país fortalece a parceria com um continente que cresce do ponto de vista demográfico e econômico, e é nossa prerrogativa valorizar suas raízes italianas", afirmou.
Por fim, Perego também lembrou a diplomacia naval do Amerigo Vespucci, que em seus dois anos de viagem passará por diversos destinos da América Latina e fará uma longa escala em Buenos Aires.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA