(ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela revista "Time" como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo na lista de 2023, divulgada nesta quinta-feira (13).
A publicação norte-americana revelou um artigo assinado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, que destaca como Lula foi eleito presidente em 2022 contra Jair Bolsonaro, assumindo o compromisso de defender a democracia, a justiça, o meio ambiente e a biodiversidade.
"Após anos de destruição e degradação ambiental sancionadas pelo Estado, o povo brasileiro escolheu um novo caminho, optando por um campeão do clima", disse Gore.
Segundo o norte-americano, "a liderança de Lula será essencial para esta década decisiva para a ação climática". "Depois de muitos anos de crescente desmatamento e incêndios florestais, a Amazônia está se transformando de um sumidouro de carbono em uma fonte líquida de emissões. O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes - reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior", acrescenta.
Lula foi listado na seção "líder" junto com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e a esposa do presidente da Ucrânia, Olena Zelenska.
Anualmente, a Time escolhe personalidades mundiais de diversos setores, como político, cultural, que se destacaram ao longo do ano, seja positiva ou negativamente. Nesta edição também aparecem o rei Charles III, o ator chileno Pedro Pascal, o bilionário Elon Musk, dono do Twitter, entre outros.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA