(ANSA) - A Rússia promoverá eleições em 10 de setembro nas quatro regiões ucranianas anexadas ilegalmente no ano passado.
Mencionada pela agência Tass, a responsável pela comissão eleitoral da Rússia, Ella Pamfilova, confirmou que a decisão de realizar o pleito foi tomada após consultas com o Ministério da Defesa e o serviço de segurança de Moscou.
Já de acordo com informações da Ria Novosti, o pleito também ocorrerá em várias outras regiões russas.
No final de maio, o presidente do país, Vladimir Putin, assinou uma norma que permite a realização de eleições em territórios sob lei marcial, como são os casos de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhzhia, regiões ucranianas parcialmente controladas pela Rússia.
"Estamos assumindo uma enorme responsabilidade. Pela primeira vez, nossas novas regiões terão eleições juntas com o resto das regiões da Rússia. Entendemos o quanto a estabilidade política, a confiança no futuro e a presença de autoridades eleitas democraticamente são importantes para nossos cidadãos que vivem nestes territórios", disse Pamfilova.
Após o início da invasão na Ucrânia, o Kremlin anexou no ano passado territórios das quatro regiões, em uma ação amplamente condenada pela comunidade internacional.
Os ucranianos afirmam que as forças de Moscou não têm controle total dessas áreas, tanto que combates pesados continuam em Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhzhia.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA