(ANSA) - O governo colombiano anunciou neste domingo (16) que seu país assumirá a presidência pro tempore da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em 2025 e será sede da próxima cúpula.
"A Colômbia vai presidir a Celac em 2025 e isso significa que a próxima Cúpula (UE-Celac) será realizada na Colômbia", declarou o embaixador colombiano na Bélgica, Jorge Rojas, no âmbito da cúpula UE-Celac, que reunirá representantes de 60 países em Bruxelas.
Segundo o diplomata, a cúpula deste ano abre caminho a uma nova relação entre os dois blocos, uma relação mais simétrica, mais horizontal".
Rojas qualificou o anúncio como uma "boa notícia", tendo em vista a possibilidade de a União Europeia alargar o "Fundo Multidoadores" que foi constituído para apoiar financeiramente o acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
O diplomata informou ainda que o presidente colombiano, Gustavo Petro, chegou a Bruxelas no sábado (15) e presidentes e chefes de estado de 13 nações europeias esperam se encontrar com ele para discutir questões como a troca da dívida externa por ações climáticas e produção de energia limpa.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA