(ANSA) - O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, se declarou nesta segunda-feira (5) vencedor das eleições presidenciais realizadas no país no último domingo (4).
O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de El Salvador interrompeu a contagem eletrônica de votos no pleito com cerca de 31% das urnas apuradas. Bukele afirmou que obteve mais de 85% dos votos e ao menos 58 dos 60 deputados da Assembleia.
"De acordo com nossos cálculos, ganhamos as eleições presidenciais com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 dos 60 assentos na Assembleia. Um recorde em toda a história democrática do mundo", escreveu ele no X (antigo Twitter).
O presidente, que iniciará seu novo mandato em 1º de junho de 2024, também convocou milhares de seguires para celebrar a vitória em frente ao Palácio Nacional.
Segundo Bukele, El Salvador será o primeiro país da história a ter um partido único na democracia, com uma oposição completamente pulverizada".
"Não há polarização aqui e 85% dos salvadorenhos votaram para seguir o caminho que empreendemos no primeiro mandato em plena liberdade e plena democracia", afirmou, enfatizando que entre as melhores iniciativas adotadas está o estado de emergência introduzido há 22 meses com o qual foram suspensos muitos direitos civis dos cidadãos.
Os cidadãos de El Salvador foram às urnas sob um estado de emergência imposto pela repressão à gangues criminosas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA