O presidente da Itália, Sergio Mattarella, expressou "proximidade, solidariedade e apoio" a todos os afetados pelas inundações no Rio Grande do Sul, durante sua visita a Porto Alegre nesta terça-feira (16).
"O número de vítimas e danos afetaram nosso opinião pública.Temos muitas coisas em comum entre brasileiros e italianos, temos sensibilidade, cultura e relações pessoais em comum.
Queria estar aqui para expressar a nossa proximidade, solidariedade e apoio", declarou o líder italiano.
Durante sua passagem pelo Centro Humanitário de Acolhimento (CHA) Recomeço, em Porto Alegre, Mattarella lembrou que "muitos italianos vieram aqui, recebidos de braços abertos e generosos, começando por Giuseppe Garibaldi".
O chefe de Estado italiano foi recebido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que relembrou os "150 anos da imigração italiana", cuja "maioria dos descendentes se encontra na região de Caxias, aqui no Rio Grande do Sul".
Acompanhado de sua filha Laura, Mattarella foi recepcionado também pelo chefe da missão no Brasil da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Paolo Caputo, que brincou: "Mantivemos o segredo sobre quem estava chegando, mas acho que eles vão reconhecer".
Na visita, o líder italiano parou para conversar com as pessoas acolhidas na estrutura, incluindo muitos idosos.
Já na área dedicada às crianças, ele foi saudado com gritos de alegria. Alguns menores, inclusive, se reuniram ao seu redor, o abraçaram e tiraram selfies.
“A sua visita nada mais faz do que consolidar este vínculo, esta ligação” entre dois povos amigos, disse Leite a Mattarella. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA