O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, da Frente Ampla (FA), de esquerda, declarou estar "otimista" pela aproximação entre o Mercosul e a União Europeia (UE), após se reunir nesta sexta-feira (29) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto, em Brasília.
"Na próxima semana, ocorrerá uma cúpula (do Mercosul) no Uruguai, onde um dos temas centrais será a relação e os avanços na relação entre o Mercosul e a UE. (Esse tema) ocupou a maior parte da reunião (com Lula), falamos sobre o estado da situação e as possibilidades que temos (de avançar na relação com a UE), e, como conclusão, eu digo: somos otimistas", afirmou Orsi.
"Como Mercosul e como região, somos otimistas quanto à possibilidade de continuar estreitando laços com outras regiões, especialmente com a Europa", acrescentou o político uruguaio.
Professor e ex-prefeito da cidade de Canelones, Orsi venceu o segundo turno das eleições presidenciais no dia 24 de novembro e assumirá o governo em março de 2025.
O futuro chefe de Estado fez uma declaração de quatro minutos à imprensa após uma reunião de cerca de uma hora com Lula. Essa é sua primeira viagem internacional após sua vitória eleitoral.
Orsi participará na próxima semana, nos dias 5 e 6 de dezembro, em Montevidéu, da Cúpula do Mercosul, que será presidida pelo atual mandatário, Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, de orientação conservadora.
No entanto, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também deverá participar da reunião. Há expectativa de que, nesse encontro, seja assinado o acordo entre o Mercosul e a UE, que começou a ser negociado há mais de 20 anos.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA