(ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, concedeu nesta quinta-feira (27) medalhas de "mérito sanitário" e "merecimento de saúde pública" a profissionais de saúde e organizações por seu compromisso demonstrado durante a pandemia de Covid-19.
Entre os homenageados estão os corpos médicos da Marinha Militar, Força Aérea, Guarda de Finanças, dos Carabineiros, além da Confederação Nacional da Misericórdia d'Itália, Cruz Vermelha Italiana, departamento de Proteção Civil e Instituto Superior de Saúde.
As associações profissionais que representam médicos, enfermeiros, veterinários, psicólogos, técnicos de medicina, dentistas, farmacêuticos, parteiras, assistentes sociais, químicos e físicos também receberam o reconhecimento.
A honraria foi entregue exaltando a atitude de agir "com o coração além do obstáculo, isto é, muito além do cumprimento do dever e sem hesitar em colocar o bem coletivo acima do individual".
O reconhecimento é entregue em um momento de debate acalorado sobre a gestão da pandemia, tendo em vista que o ex-premiê da Itália Giuseppe Conte e o ex-ministro da Saúde Roberto Speranza serão interrogados no próximo dia 10 de maio, em Brescia, no âmbito do inquérito sobre a gestão da primeira fase da emergência sanitária.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA