Como em todos os presépios de Franco Artese “que percorreram o mundo, a Natividade é contada através da inclusão de personagens intimamente ligados ao território que os acolhe: neste caso, há também uma homenagem da Basilicata a Siena, com a representação de Santa Caterina e São Bernardino".
Uma coletiva de imprensa da APT da Basilicata foi realizada na Igreja da Santíssima Anunciada, em Siena, para apresentar o “presépio monumental da Basilicata”, realizado pelo artista lucano.
A montagem ficará aberta ao público até 2 de fevereiro de 2024, em uma “iniciativa da Região da Basilicata, organizada pela Agência de Promoção Territorial da Basilicata, em colaboração com a Arquidiocese de Siena-Colle di Val D’Elsa-Montalcino, a Prefeitura de Siena, a Fundação Antico Ospedale Santa Maria della Scala e a Associação Lucanos de Siena", segundo nota oficial.
“Para mim, o presépio é uma missão: levar através das minhas obras a mensagem evangelizadora que São Francisco representou, levando ao mundo as nossas paisagens do sul e nossos valores”, sublinhou Artese.
O presépio monumental foi aberto ao público em 29 de novembro, na Igreja da Santíssima Anunciada, ao fim da missa, e inaugurado pelo cardeal Augusto Paolo Lojudice, arcebispo de Siena-Colle di Val D’Elsa-Montalcino. Em seguida, ocorreu o evento musical “Os sons do presépio: percursos pelo patrimônio cultural da Basilicata”.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA