(ANSA) - Negociadores do Mercosul e da União Europeia fecharam um cronograma de trabalho para o semestre para acelerar a aprovação do acordo comercial entre os blocos ao fim de dois dias de reuniões em Buenos Aires, na Argentina.
Segundo comunicado oficial divulgado pelas chancelarias na noite desta quarta-feira (8), "as conversas giraram em torno das três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) como marco para o aprofundamento da associação birregional".
"Diante do novo cenário político e econômico global, conscientes da importância estratégica do relacionamento birregional, ambas as delegações concordaram com a importância de intensificar o diálogo para chegar a um acordo mutuamente benéfico e equilibrado", acrescentou a nota.
Em entrevista à agência de notícias Telam, o embaixador da UE na Argentina, Amador Sánchez Ric, afirmou que "a rodada de negociações de dois dias com os quatro membros do Mercosul teve o objetivo de avançar de maneira firme para fazer o Acordo UE-Mercosul uma realidade".
O pacto entre União Europeia e Mercosul é negociado desde 1999 e foi assinado em 2019. Desde então, o acordo está parado esperando aprovação dos Parlamentos dos países envolvidos e há entraves, especialmente, nas questões agrícolas e ambientais.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA