(ANSA) - Um terremoto de 4.4 graus na escala Richter atingiu a região da Úmbria, na área central da Itália, nesta quinta-feira (9), informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV).
Moradores assustados foram para as ruas das cidades, incluindo a capital Perugia, mas não há informações de danos graves. Ainda conforme o órgão, o epicentro ocorreu em Umbertide, às 16h05 (hora local), a uma profundidade de 10 quilômetros.
O prefeito de Umbertide, Luca Carizia, afirmou à ANSA que estão sendo verificados possíveis danos e que a checagem começou em hospitais e escolas. Mas, até o momento, nenhuma notificação de problema foi realizada.
Na sequência, um novo sismo de magnitude 4,6 graus na escala Richter foi sentido no centro de Perugia.
De acordo com relatos, diversos edifícios tremeram na região, que também foi atingida por outras réplicas com menor intensidade na sequência. No momento, não há danos significativos, mas pelo menos 30 pessoas foram evacuadas por precaução.
Segundo o site INGV, o epicentro localizou-se quase no mesmo ponto do choque do primeiro tremor, a 6 quilômetros de Umbertide, a uma profundidade de 8 quilômetros.
Após os novos tremores, a cidade de Perugia determinou o fechamento das escolas por precaução. A decisão foi tomada para as autoridades locais realizarem vistorias para verificar possíveis danos às estruturas das instituições de ensino públicas e privadas de todos os níveis, incluindo educação infantil e universidades.
A região central da Itália vem registrando terremotos de intensidade média já alguns meses, pois é uma área de bastante atividade sísmica.
Em 2016, a cidade de Amatrice - a 160 quilômetros de distância de Umbertide - foi devastada por um tremor de 6.0 graus que deixou 299 mortos. Um pouco mais distante, a 200km, está a cidade de L'Aquila, também duramente afetada por um sismo de 6.3 graus em 2009, deixando 309 vítimas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA