(ANSA) - O papa Francisco pediu orações nesta quarta-feira (29) por todos os migrantes que morreram "no trágico incêndio" em um prédio do Instituto de Migração do México (INM), em Ciudad Juárez, na fronteira com os Estados Unidos.
"Rezemos pelos migrantes que morreram ontem em um trágico incêndio em Ciudad Juárez, no México, para que o Senhor os acolha em seu reino e dê conforto às suas famílias. Oremos por eles", pediu o Pontífice durante as saudações aos fiéis de língua espanhola.
Segundo o último balanço divulgado pelo governo mexicano, ao menos 39 migrantes morreram e 29 ficaram feridos na tragédia. Entre as vítimas identificadas estão colombianos, equatorianos, salvadorenhos, guatemaltecos, hondurenhos e venezuelanos.
Antes do incêndio, os agentes do INM, que faz parte do governo mexicano e é responsável por aplicar a legislação migratória, atendendo estrangeiros que buscam ingressar no país, haviam realizado uma operação para retirar migrantes das ruas.
De acordo com a imprensa local, o incêndio ocorreu após os migrantes que estavam detidos nas instalações atearem fogo a um colchão dentro da cela como protesto.
Um vídeo que circulou pelas redes sociais no México e foi divulgado pela mídia, incluindo o jornal El Universal, mostra de forma praticamente incontestável que pelo menos dois agentes do Instituto Nacional de Migração se retiraram e mantiveram as saídas bloqueadas após o início do incêndio. A atitude explicaria por que o número de vítimas é alto e os migrantes não conseguiram se salvar.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA