(ANSA) - O senador e ex-premiê italiano Silvio Berlusconi, 86 anos, passou a segunda noite internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital San Raffaele, de Milão, de forma "tranquila", informam fontes médicas nesta sexta-feira (7).
Segundo os profissionais, o político está "reagindo bem" aos tratamentos aplicados e hoje fará novos procedimentos. A atenção dos médicos continua focada na cura da pneumonia, que provocou um "forte enfraquecimento geral" do corpo. Por isso, até o momento, não está previsto um boletim médico.
Berlusconi foi internado na última quarta-feira (5) diretamente na UTI após sofrer um mal-estar.
No dia seguinte, o médico pessoal e um dos diretores do San Raffaele, Alberto Zangrillo, informou à imprensa que o senador luta já há algum tempo contra uma leucemia mielomonocítica crônica, um tipo de câncer que começa nas células que formam a medula óssea e deixa o paciente suscetível a sintomas que o político apresentou, como fadiga e infecções.
Um dos principais aliados e das pessoas mais próximas, o chanceler italiano Antonio Tajani, afirmou à emissora "RaiTre" que Berlusconi está "acompanhando o que está acontecendo" no país e confirmou os telefonemas com outros expoentes do partido Força Itália, além da premiê Giorgia Meloni e do ministro da Infraestrutura, Matteo Salvini.
Também nesta sexta-feira, o ex-premiê italiano falou com um jornalista do "Il Giornale" por telefone. "Essa está sendo dura, mas vou superar também essa vez", disse ao veículo.
Desde 1997, Berlusconi vem sofrendo com diversas internações e cirurgias, que se acentuaram depois que ele contraiu a Covid-19 em setembro de 2020.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA