(ANSA) - O primeiro avião com ajuda humanitária para a população do Sudão chegou neste domingo (30) ao aeroporto de Porto Sudão, a 850 quilômetros da capital Cartum, informou a Cruz Vermelha Internacional. A aeronave levou oito toneladas de itens, incluindo produtos médico-hospitalares e alimentos.
O espaço aéreo sudanês está fechado desde 15 de abril, quando os confrontos entre os dois grupos que lutam por poder se acentuaram. Já são mais de 500 mortos e 1,5 mil feridos que precisam de atendimento no país.
"Espero poder entregar os materiais aos hospitais mais importantes de Cartum", disse o diretor-geral da organização para a África, Patrick Youssef, à imprensa. Além dos problemas na capital, a área de Darfur também será ajudada. "Ali, estão as populações que fogem e agora é impossível segui-las", pontuou ainda.
O país africano vive uma onda de combates entre as forças de segurança do governo, liderado pelo general Abdel Fatah al-Burhan, que tomou o poder após um golpe no ano passado, e as chamadas Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), uma organização paramilitar que rompeu com o atual líder do país e é comandada por Mohamed Hamdan Degalo (também conhecido como Hemedti).
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA