(ANSA) - A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira (31) um satélite espacial, o que provocou alertas de emergência na Coreia do Sul e no Japão.
Em virtude da ação de Pyongyang, Seul emitiu sirenes de ataque aéreo e até pediu para a população se preparar para uma evacuação de emergência caso fosse necessário.
No entanto, a agência estatal norte-coreana KCNA informou que o dispositivo caiu no mar. A Coreia da Norte havia revelado que lançaria seu primeiro satélite militar entre maio e junho, tendo notificado o Japão e a Organização Marítima Internacional.
Pyongyang garantiu que fará um novo lançamento "o mais rápido possível" para colocar em órbita seu dispositivo. O país informou que a iniciativa falhou em virtude de uma "partida problemática do motor do segundo estágio".
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul revelou que o "projétil caiu cerca de 200 quilômetros a oeste da ilha de Eocheong".
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Adam Hodge, acusou Pyongyang de ter "violado descaradamente" as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU).
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA