(ANSA) - Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (19) um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia de cerca de US$ 1,3 bilhão.
De acordo com o Pentágono, o auxílio norte-americano inclui munições e equipamentos que fortalecerão as capacidades de defesa aérea de Kiev, como mísseis e aeronaves não tripuladas.
"Este anúncio marca o início de um processo de aquisição para fornecer recursos prioritários adicionais para a Ucrânia", disse o Departamento de Defesa dos EUA.
Ainda segundo as autoridades norte-americanas, a ação de Washington tem como objetivo cobrir "as necessidades urgentes" de Kiev.
As forças ucranianas não deverão receber esses equipamentos de forma imediata, pois os EUA ainda precisarão comprá-los de seus parceiros.
Grãos
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, conversou por telefone com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, sobre a saída da Rússia do acordo de exportação marítima de grãos de Kiev.
"Trabalharemos juntos para apoiar a introdução de produtos agroalimentares ucranianos nos mercados mundiais", declarou a líder europeia.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA