(ANSA) - A premiê da Itália, Giorgia Meloni, cobrou nesta segunda-feira (24) que a Rússia reconsidere sua decisão de romper o acordo para exportação de grãos da Ucrânia através do Mar Negro.
Em discurso em uma cúpula das Nações Unidas (ONU) sobre sistemas alimentares em Roma, a primeira-ministra afirmou que o boicote de Moscou ao pacto "aumenta a crise sobre a segurança dos cereais".
"A Rússia deve reconsiderar sua decisão", disse Meloni, acrescentando que a segurança alimentar será uma prioridade da agenda da presidência italiana no G7, em 2024.
"A guerra exacerbou uma série de problemas, como a falta de segurança alimentar nas nações africanas", declarou a premiê.
O acordo para exportação de grãos da Ucrânia, um dos maiores produtores mundiais de cereais, era considerado crucial para manter a estabilidade dos preços globais de alimentos.
No ano passado, o bloqueio das rotas de exportação no Mar Negro pela Rússia provocou uma disparada nos preços dos grãos e aumentou a insegurança alimentar no planeta. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA