(ANSA) - O primeiro navio de carga a deixar a Ucrânia após o fim do acordo de grãos desafiou o bloqueio de Moscou no Mar Negro e chegou a Istambul, na Turquia, nesta quinta-feira (17).
De acordo com sites de navegação, o cargueiro "Joseph Schulte" se aproximava do porto da cidade turca depois de seguir uma rota para evitar águas internacionais em favor daquelas controladas pelos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Romênia e Bulgária.
Com bandeira de Hong Kong, o navio deixou o porto de Odessa na última quarta (16), usando um novo corredor instalado em Kiev depois que a Rússia se retirou do acordo de grãos no mês passado.
A viagem ocorreu poucos dias depois que a Marinha da Rússia disparou tiros de advertência e inspecionou um navio turco que navegava para o porto fluvial ucraniano de Izmail.
O incidente de hoje provocou protestos em Ancara e um alerta em Moscou para não alimentar a "escalada no Mar Negro".
Segundo o ministro de Infraestrutura da Ucrânia, Oleksander Kubrakov, o novo corredor "será utilizado, principalmente, para evacuar navios que estavam no porto no momento da invasão russa" em fevereiro de 2022.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA