(ANSA) - A região norte da Itália entrou em alerta neste domingo (31) em decorrência da onda de mau tempo que atinge o território, apesar de o sul do país registrar sol e calor.
Neste domingo de Páscoa, parte da Lombardia entrou em alerta laranja para risco hidrogeológico, enquanto o Vale de Aosta, Trentino-Alto Ádige e algumas áreas da Ligúria, Piemonte e Vêneto estão no amarelo.
Já a área das Dolomitas, extremo-norte do país, a previsão é de neve. A província de Varese também foi atingida pelo mau tempo, com os bombeiros atendendo diversas intervenções.
A emergência mais grave foi registada na Via Rovera em Gavirate, onde um buraco se abriu devido ao desabamento do pavimento da estrada, com cinco metros de largura e seis metros de profundidade. Uma família foi evacuada.
Na Lombardia, a Defesa Civil emitiu um alerta de condições meteorológicas adversas, como trovoadas. "Tais fenômenos serão acompanhados de aguaceiros fortes, atividade elétrica frequente, possíveis tempestades de granizo e fortes rajadas de vento", alerta.
As fortes chuvas também afetaram o nordeste do Piemonte e, em particular, a província de Verbano-Cusio-Ossola. Uma avalanche foi registrada na área de Iselle, enquanto inundações foram relatadas em Villadossola. Uma tempestade de granizo atingiu Valsesia.
Na Ligúria, ao menos 400 pessoas ficaram isoladas após um deslizamento de terra.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA