O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo alerta vermelho de perigo para tempestades em cidades do interior do Rio Grande do Sul, que já contabiliza 90 mortos e 132 desaparecidos na maior tragédia climática da história do estado.
Além disso, 28 cidades correm risco de inundações, segundo levantamento divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais.
O governador Eduardo Leite (PSDB) alertou ainda para o risco de inundações no sul do estado. "Os prefeitos da região sul vão ter um dia, um dia e meio, para tirar pessoas da área de risco porque essa água toda vai chegar em outras regiões", afirmou.
Na capital Porto Alegre, o nível do lago Guaíba segue acima dos cinco metros, e o Aeroporto Internacional Salgado Filho está fechado por tempo indeterminado.
Enquanto isso, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem (6), em regime de urgência, o decreto legislativo enviado pelo presidente Lula que reconhece estado de calamidade pública para o atendimento das cidades atingidas pelas chuvas.
O texto, que também permite que as despesas em favor do Rio Grande do Sul fiquem fora das regras fiscais, deve ser votado pelo Senado nesta terça (7). (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA