As tropas da Rússia tentam avançar sobre a província de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia e que abriga a segunda maior cidade do país.
Segundo uma fonte militar citada pelo jornal britânico The Guardian, os soldados de Moscou cruzaram a fronteira e ganharam um quilômetro de terreno em direção ao município de Vovchansk, situado a cerca de 70 quilômetros da cidade de Kharkiv.
O objetivo seria avançar pelo menos 10 quilômetros para estabelecer uma "zona de amortecimento" na divisa entre os dois países.
No entanto, o governador da província de Kharkiv, Oleg Syniehubov, afirmou que as incursões russas na região foram rechaçadas e que as tropas ucranianas "mantiveram suas posições".
Ainda assim, ele reconheceu que Moscou "intensificou os bombardeios, principalmente em Vovchansk", com ataques durante "toda a madrugada".
Unidades de reserva foram enviadas a Kharkiv para reforçar o contingente da Ucrânia na região. "Está em curso uma batalha brutal na zona", disse o presidente Volodymyr Zelensky. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA