A Coreia do Norte lançou vários mísseis balísticos não identificados de curto alcance pela segunda vez em uma semana, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando fontes militares em Seul, nesta quarta-feira (18).
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) explicou que Pyongyang disparou diversos projéteis da costa leste do país e anunciou que, "em preparação para novos lançamentos", os seus "militares reforçaram a monitorização e a vigilância através da partilha cuidadosa de informações" com os aliados Japão e os Estados Unidos.
Segundo a Guarda Costeira do Japão, que também confirmou o lançamento, dois projéteis já teriam caído no mar. "Navios, prestem atenção às informações que chegam até vocês e se avistarem objetos caídos, não se aproximem, mas relatem às autoridades", alertou.
Na quinta-feira passada, a Coreia do Norte já havia lançado múltiplos mísseis balísticos de curto alcance nas águas no leste da Península Coreana, o primeiro grande teste balístico de Pyongyang desde o início de julho.
Na ocasião, a mídia estatal norte-coreana disse que se tratava de um teste de um "novo tipo de lançador múltiplo de foguetes de 600 mm" supervisionado por Kim Jong.
Os novos lançamentos ocorrem dias após o ditador norte-coreano afirmar que o país vai aumentar o número de armas nucleares para usá-las a qualquer momento.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA