Uma nova onda de mau tempo, com chuvas intensas, atingiu nesta quarta-feira (16) o norte da Itália, em particular a região da Ligúria, e provocou inundações de rios, deslizamentos de terra e deixou crianças ilhadas em escola.
Na zona de Savona, foram registradas enchentes em estradas e subsolos nos municípios de Calice Ligure e Celle Ligure, onde o prefeito Marco Beltrame lançou um apelo "para que as crianças permaneçam no primeiro andar da escola até novo aviso".
"Vamos fingir que estamos em alerta vermelho porque a situação é bastante grave", declarou ele, acrescentando que um grande deslizamento de terra atingiu Aurelia em Celle.
O rio Bormida inundou as localidades de Ferrania, Altare e Cairo Montenotte, enquanto a água no riacho Letimbro também está próximo de suas margens. Além disso, o tráfego ferroviário foi suspenso entre Loano e Pietra Ligure (Savona) devido ao risco de inundação da torrente Nimbalto.
A província de La Spezia e vários municípios da região decretaram a suspensão das aulas presenciais na próxima quinta-feira (17) nas escolas secundárias, após a Agência Regional para a Proteção Ambiental da Ligúria (Arpal) emitir um alerta meteorológico laranja para tempestades.
O decreto emitido em La Spezia foi assinado pelo presidente da província, Pierluigi Peracchini, "para reduzir o risco para os estudantes".
Meloni diz que acompanha situação na Ligúria com apreensão
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou nesta quarta-feira (16) que está acompanhando com apreensão a atual situação da região da Ligúria, afetada por uma nova onda de mau tempo que causou inundações de rios e deslizamentos de terra.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA