Os presidentes dos Estados Unidos e da França, Joe Biden e Emmanuel Macron, deverão anunciar na próxima terça-feira (26) o cessar-fogo do conflito entre Israel e Hezbollah no Líbano.
De acordo com a imprensa americana, citando um alto funcionário do governo local, os dois países concordaram com os termos de um acordo para colocar um ponto final no conflito.
"Acreditamos que chegamos a um acordo. Estamos na linha do gol, mas ainda não passamos ela. O gabinete israelense tem que aprovar o acordo na terça-feira, mas até lá sempre pode dar errado", opinou a fonte.
A mídia americana também informou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, aprovou o documento durante uma consulta com autoridades.
"Estamos talvez perto de um cessar-fogo no Líbano, esperamos que seja verdade e que não haja nenhum retrocesso de última hora. Será um pouco mais complicado em Gaza, mas todos trabalhamos para atingir este objetivo", afirmou o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional americano, John Kirby, alertou que o cessar-fogo em Beirute está "próximo", "mas não será finalizado até que todos os detalhes sejam acordados".
Embora as partes tenham avançado rumo ao cessar-fogo na região, as Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram que 25 alvos ligados ao Hezbollah em território libanês foram atingidos em cerca de uma hora.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA