O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, está internado na Itália desde o dia 26 de dezembro para tratar de sequelas de uma grave pneumonia, informou o porta-voz do órgão, Roberto Cuillo, nesta segunda-feira (10). Por conta disso, a agenda do político foi cancelada.
"Tal hospitalização foi necessária por conta de uma grave complicação devida a uma disfunção do sistema imunológico. Por isso, todas as atividades oficiais do presidente do Europarlamento foram canceladas", informou ainda.
Essa é a segunda internação de Sassoli por conta da pneumonia.
Em 15 de setembro do ano passado, ele foi hospitalizado em Estrasburgo e ficou cerca de uma semana no hospital. Ao receber alta, o político presidiu as reuniões de maneira remota e só voltou presencialmente ao plenário no fim de novembro.
No seu primeiro discurso, o político afirmou que estava ausente "por motivo de doença ao ter sofrido com uma pneumonia muito pesada".
A próxima assembleia do Parlamento está marcada para a próxima semana e, se Sassoli sair do hospital até lá, liderará a última reunião no cargo, já que em breve haverá novas eleições no local.
A internação de Sassoli fez com que líderes de todos os espectros políticos publicassem manifestações de apoio. Entre eles, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, que escreveu no Twitter que estava torcendo pela recuperação do político.
Forza presidente @DavidSassoli, siamo con te!#ForzaDavid
— Luigi Di Maio (@luigidimaio) January 10, 2022
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA