Em uma semana, cerca de 500 mil cidadãos italianos com mais de cinco anos se vacinaram contra a Covid-19, diminuindo para 5,3 milhões a quantidade de pessoas que ainda não iniciaram o ciclo de imunização, informou o Ministério da Saúde neste sábado (12).
Entre aqueles que têm mais de 50 anos, que têm a vacinação obrigatória desde o último dia 1º, 1,4 milhão que ainda não se imunizaram - 100 mil a menos do que na semana anterior.
Em uma segunda etapa da fase de obrigatoriedade, a partir desta terça-feira (15), quem tiver mais de 50 e não completou sua imunização será impedido de trabalhar presencialmente - sem a possibilidade de demissão, mas também sem receber pagamento pelos dias trabalhados.
Como era de se esperar, o relatório mostra que a faixa de cinco a 11 anos é a que tem a menor cobertura vacinal considerando a primeira dose: são 1.796.090 pessoas, metade do público-alvo. O número é mais baixo porque a faixa etária só começou a ser imunizada em 16 de dezembro do ano passado - os adultos, por exemplo, são vacinados desde 27 de dezembro de 2020 - e também por conta da série de notícias falsas contra os imunizantes para as crianças.
A segunda faixa etária menos imunizada é a de 40 a 49 anos, com cerca de 10% ainda sem tomar vacinas.
Conforme a última atualização dos dados do Ministério da Saúde, a Itália tem 91,06% da população com mais de 12 anos com a primeira dose; 88,49% com duas; e 84,5% com três.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA