O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, comemorou neste domingo (24) a vitória de Emmanuel Macron nas eleições presidenciais da França e afirmou que sua reeleição "é uma notícia maravilhosa para toda a Europa".
"Itália e França estão empenhadas lado a lado, juntamente com todos os outros parceiros, na construção de uma União Europeia mais forte, mais coesa, mais justa, capaz de ser protagonista na superação dos grandes desafios do nosso tempo, começando pela guerra na Ucrânia", declarou o premiê italiano.
Draghi desejou suas sinceras felicitações pessoais e do governo italiano para Macron, que derrotou a candidata da extrema direita Marine Le Pen.
"Estamos prontos imediatamente para continuar a trabalhar juntos, com ambição e determinação, ao serviço dos nossos países e de todos os cidadãos europeus", acrescentou.
Além de Draghi, o chanceler italiano, Luigi Di Maio, parabenizou o presidente francês e desejou bom trabalho, ressaltando que "só com um forte impulso pró-europeu poderemos continuar, todos juntos, batalhas importantes em apoio aos cidadãos, também na Europa".
Já o ex-ministro do Interior da Itália Matteo Salvini enviou uma mensagem em solidariedade a Le Pen. "Parabéns a Marine Le Pen.
Sozinha contra todos, consistente e sorridente, você conseguiu o voto de 13 milhões de franceses, uma porcentagem nunca vista no passado", escreveu no Twitter, enfatizando que eles vão seguir juntos por uma Europa fundada sobre trabalho, família, segurança, direitos e liberdade". (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA